Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saga Crepusculo Portugal

Blog Saga Crepúsculo Portugal Mail:crepusculoforum@sapo.pt Um blog que vai ao encontro de que as(os) fãs mais desejam. Aqui é o espaço perfeito onde podes saber as novidades sobre toda a emocionante saga CREPÚSCULO... Esperamos por TI AQUI.

Blog Saga Crepúsculo Portugal Mail:crepusculoforum@sapo.pt Um blog que vai ao encontro de que as(os) fãs mais desejam. Aqui é o espaço perfeito onde podes saber as novidades sobre toda a emocionante saga CREPÚSCULO... Esperamos por TI AQUI.

Saga Crepusculo Portugal

04
Jul09

Meyer VS Rowling

Joana

Já Madonna dizia "falem bem ou mal mas falem de mim". É assim que a próxima dissertação deve ser encarada por todos os twilighters dos sete costados. O blog Twilight Haters estabelece um paralelismo entre as duas best-sellers e tende a dar facadinhas na obra de Meyer. Lá diz o ditado "os cães ladram e a caravana passa".

 

Vendas

 

J.K Rowling
Criado em 1997, a saga Harry Potter começou com uma baixa tiragem de 1.000 exemplares. Atualmente até antes do lançamento do último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte, em 2007, 325 milhões de cópias foram vendidas no mundo de todos os seis primeiros livros da série, 2 milhões apenas no Brasil. O último livro vendeu 8,3 milhões de cópias apenas nas primeiras 24hrs de venda.
 

Stephenie Meyer

 

Mais jovem que a saga do bruxo, a série Crepúsculo começou em 2005. Até a venda de Amanhecer, último livro da saga, 55 milhões de exemplares foram vendidos no mundo, 1,3 milhões apenas no Brasil.

Prestes a lançar no Brasil, Amanhecer terá uma triagem inicial de 400 mil exemplares, segundo a revista Época.


Traduções


J.K Rowling

A saga de Rowling foi distribuída em aproximadamente mais de 200 países. Tendo traduções até mesmo para o latim! Possui também edições especias em audiobook e em braile.
   

Stephanie Meyer
Até então a saga de Meyer foi distribuída em 37 países, e continua subindo, graças ao sucesso da saga e do lançamento dos filmes. Audiobooks da série também são vendidos.


Produtos

   
J.K Rowling

Arrecadando mais de um bilhão em produtos, pode-se encontrar atualmente tudo de Harry Potter. E não só roupas, chaveiros e adesivos, mas bonecos, varinhas, e até mesmo vassouras! Entre muitos outros. Visitas diárias são feitas em locais onde supostamente o bruxinho teria passado antes de entrar no mundo mágico, como a estação King’s Cross, local onde pega-se o trem para ir à Hogwarts. O sucesso da saga foi tanto nesse quesito que um parque temático está sendo construído na Universal Studios em Orlando, Flórida, com data prevista para este ano (2009).
   

Stephanie Meyer
Ainda há poucos produtos voltados exclusivamente para a saga. Camisetas, chaveiros, almofadas e bonecos são muito vendidos na internet. Não há um número exato do total de vendas dos produtos (N/A: Se alguém souber, por favor, avise, pesquisei mas não encontrei).A cdade de Forks, em Washington, palco principal da saga, atualmente virou ponto turístico para os fãs da saga, que visitam todos os lugares por onde os personagens passaram, como a escola e o hospital. Atualmente uma linha de maquiagem chamada Twilight Beauty começou a ser vendida pela internet.

 

Prêmios


J.K Rowling

Desde a criação da saga, J.K Rowling ganhou mais de 30 prêmios e honrarias, entre prêmios convencionais como o British Book Awards Children’s Book of the Year, ela ainda possuí o título de Lady J.K Rowling dado pela Rainha Elizabeth II, o título de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra, entregada em 2009 pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy. Além disso, ela tem um asteróide com o seu nome, o 43844 Rowling, e há também um fóssil de dinossauro com o nome de Dracorex hogwartsia (“Dragão Rei de Hogwarts”)
   

Stephanie Meyer
Stephenie Meyer já ganhou um total de cinco prêmios e honrarias. Entre eles o “Best Book of the Decade…So far”, do site Amazon.com

 

Controvérsias
   

J.K Rowling
As comunidades religiosas criticam muito a saga de J.K, por causa da apologia a bruxaria às crianças. Além de boatos de que a autora teria feito um pacto com o diabo!

Houve também processos contra a autora por causa de histórias semelhantes, como um personagem criado por Neil Gaiman. Rowling ganhou a maioria dos processos, outros foram cancelados, e o próprio Gaiman negou que Rowling o tivesse plagiado.
   

Stephanie Meyer
O romance de Edward e Bella, casal protagonista da saga de Stephenie, causou diversas críticas rigorosas sobre o romance entre adolescentes de hoje. Alguns acreditam que Meyer colocou obsessão e machismo exagerados em sua obra, o que podem influenciar negativamente os leitores. Meyer nega isso, e muitas discussões continuam a ocorrer.

 

Críticas

 

J.K Rowling
A saga Harry Potter recebeu muitas críticas, a maioria positiva, o que ajudou a decolar nas vendas e no sucesso do livro. Também recebeu críticas negativas sobre utilizar clichês, ou que o livro foi um artifício para os incultos encontrarem algo para sair da televisão. Mas recebeu críticas de renomados autores como Stephen King, que disse que a saga de Rowling é “Um feito do qual somente uma imaginação superior é capaz”, e também disse que, apesar de se cansar de ver Harry na casa dos tios no começo de todos os livros, mas que “Passará pelo teste de tempo e irá para uma prateleira onde somente os melhores são mantidos [...]. Essa é uma série não só para uma década, mas para eras.”
   

Stephanie Meyer
A série do Crepúsculo também recebeu críticas tanto positivas quanto negativas, de grandes revistas, o que também ajudou na venda e no sucesso da saga.

Entretanto, escritores contemporâneos do terror criticaram negativamente a série. Stephen King disse que Meyer “Não escreve nada que preste”, e Anne Rice disse que “… o que mais me incomodou foi que o grupo de imortais que Bella conhece, estão aparentemente amaldiçoados para repetirem a escola secundária vezes sem conta: que pesadelo! Especialmente quando um imortal podia estar a divertindo-se em Paris."

 

Fonte: Twilight Haters Brasil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Fórum Saga Crepúsculo Portugal

Blog Saga Crepúsculo Portugal Mail: crepusculoforum@sapo.pt
Um blog que vai ao encontro do que as (os) Fãs desejam mais. Aqui é o Espaço Perfeito onde podes saber novidades sobre esta emocionante saga que está a mudar o Mundo, a SAGA CREPUSCULO ... Esperamos por ti AQUI .

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2010
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2009
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D